terça-feira, 19 de junho de 2007

Gestão de Pessoas no PMBOK?

Há tempos observando a atuação em projetos (principalmente os de TI) de consultores, gestores e profissionais de toda a sorte, percebo cada vez mais a falta de preocupação com o que há de mais importante em qualquer projeto: as pessoas.

A questão é muito séria. Em pouco mais de 10 anos como gestor de projetos, vi dois deles, ambos de grande porte, em empresas de renome, naufragarem devido à miopia dos gestores em não saber lidar com questões elementares tais como "clima", "motivação", "recrutamento e seleção" e "capacitação".

E o que vemos por ai? Nada, ou quase. Basta analisar o próprio PMBOK, que não trás em seu bojo as principais referências às boas práticas em gestão de pessoas, principalmente a tão falada e pouco exercitada gestão de pessoas por competências.

Do discurso à prática o caminho é longo. A maioria das empresas, ao contratar um gerente de projetos, despreza (ou não percebe) as competências humanas e enaltece as técnicas, principalmente as certificações de mercado, MBAs de grife e graduações em universidades de ponta. Nada contra, mas, o que dizer de um gestor de projetos formado na USP e pós-graduado em Stanford que mal dá bom dia à sua equipe?

Duvido que você não tenha visto essa cena em algum lugar...

Nenhum comentário: