sábado, 24 de novembro de 2007

Vamos modernizar uma empresa?

Era uma vez uma grande empresa em franco processo de "modernização". Para tal, contratou uma consultoria "top 10" para avaliar o quão defasada tecnologicamente estava. Como era de se esperar, a consultoria, após avaliação, apontou algumas "soluções" fantásticas para acabar com o caos em que se encontrava a área de TI.

A alta gerência, sem pestanejar, contratou todas as "soluções" indicadas pelos "parceiros" da tão afamada consultoria. Queria, rapidamente, mostrar ao mercado que estava "up-to-date" com o 1º mundo!

Passados alguns anos da tão acertada decisão, a grande empresa ainda está na mesma: usando seus velhos sistemas legados, agora servindo de "apoio" para as grandes "soluções" vindas do hemisfério norte.

A breve estória não é ficção. Há tempos venho colecionando maus exemplos de CIOs que gastaram fortunas tentando modernizar suas empresas, implementando soluções completamente ineficientes, e, de quebra, aumentando drasticamente seu OPEX. Confiam sempre em grandes fornecedores, em detrimento às soluções ditas "caseiras" ou eventualmente oriundas das pequenas empresas, aquelas que ainda não tiveram a sorte de contar com um Gates ou um Jobs na sua folha de pagamento, mas que são competentes, comprometidas com as entregas e com a satisfação total do cliente.

Contudo, há bons exemplos. Há no mercado empresas sérias e inteligentes, que usam a TI como catalisador da inovação, do aumento da competitividade, do crescimento sustentável e responsável, sempre buscando avaliar a melhor solução para seu negócio, independente de onde ela venha.

As empresas que possuem CIOs realmente sérios e comprometidos com resultados, não rasgam dinheiro. Todo e qualquer projeto é sempre bem avaliado, contratado, conduzido e, principalmente, implantado. Do início do fim.

Alguém já viu esse filme?

Nenhum comentário: