terça-feira, 17 de abril de 2007

Classificação de Mudanças em Projetos

Publico esta classificação quanto às mudanças em projetos, divulgada como resposta às dúvidas de um colega da lista PMI-DF, em 17/4/2007:

Classificação quanto à forma:
  • Direta: aquela solicitada diretamente, provocando mudanças no escopo/prazo/custo do projeto;
  • Indireta: aquela que deriva de uma outra mudança solicitada.

Classificação quanto à origem:

  • Interna ao projeto: mudanças que visam correção, adaptação ou melhorias a serem promovidas em atividades intermediárias ou no produto final, percebidas pelo time de projeto como necessárias;
  • Externa ao projeto: solicitadas por outros projetos ou áreas de negócio da organização.

Classificação quanto à fonte:

  • Legal: são aquelas impostas por força de norma vigente ou a entrar em vigor antes do final do projeto, gerando necessidade de mudanças. Ex: nova portaria BACEN, exigindo o envio de dados XYZ até a data dd/mm/aaaa;
  • Contratual: correspondem à "ativação" de uma cláusula contratual, em virtude da ocorrência de evento financeiro, temporal, etc. Ex: caso a fase I do projeto não termine até dd/mm/aaaa, o contratado terá que alterar o prazo de implantação em x dias;
  • Outras: demandas em função de necessidades de mudanças na organização, face suas relações com o mercado, concorrência, sociedade, etc.

Classificação quanto à relevância:

  • Necessárias: são imprescindíveis ao projeto, sob quaisquer aspectos;
  • Acessórias: são opcionais, e, apesar de agregar valor, poderão ser implementadas após a entrega do projeto.

Apresentação

Atuando desde 1987 na área de tecnologia da informação, possuo mais de 12 anos de experiência em gestão de projetos e pessoas.

Participei do desenvolvimento e implantação de vários projetos de sistemas nas áreas de Telecomunicações, Saúde, Previdência Privada, Financeira, Comercial e Industrial – siderurgia, refratários e automotivos.

Estreando no universo dos blogs, espero compartilhar meus conhecimentos com todos aqueles que possuam interesse nas disciplinas de gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão do conhecimento e, por fim, uma nova metodologia do qual faço parte - a gestão de alta performance - maiores informações, www.gapconsult.com.br.